abril 19 2010 9comments
Novo Padrão Tomadas de Energia NBR

Novo Padrão Brasileiro de Tomadas – NBR

Novo Padrão Tomadas de Energia NBR
A THAPAMAMI INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, é uma empresa sempre atenta e preocupada em seguir rigorosamente as normas técnicas vigentes no país, por isso nos adaptamos ao mercado e fazemos a troca de tomadas antigas pelo novo padrão  brasileiro de tomadas  – NBR, buscando a segurança das instalações elétricas e principalmente a segurança dos usuários.

Vamos falar um pouco sobre este novo padrão, para que você também fique por dentro e saiba os benefícios que as tomadas NBR nos dá.

Segurança contra choque elétrico
Em função do rebaixo existente na configuração desta tomada, evita-se o contato com as partes energizadas dos plugues, fato este muito comum quando um plugue está parcialmente inserido na tomada ou quando ocorre uma inserção unipolar deixando um dos pinos energizado exposto ao contato do usuário.

Segurança contra choque elétrico

– Inserção parcial: quando um plugue estiver parcial ou totalmente inserido na tomada, não pode permitir contato acidental com as partes vivas (energizadas);
– Inserção unipolar: não deve ser possível estabelecer ligação entre um pino de um plugue e o contato sob tensão de uma tomada enquanto o outro pino permanecer acessível.

Conclusão:
Em ambos os casos os usuários podem levar um choque elétrico com risco de vida, principalmente as crianças, e com a nova geometria da tomada padrão isso não ocorrerá;

Padronização de apenas duas versões de correntes nominais
A NBR 14136 padroniza as correntes de 10 A e 20 A. Em função do diâmetro dos plugues torna-se impossível a inserção de um plugue de 20 A em uma tomada de 10 A, evitando-se desta forma uma situação de sobrecarga.
Entretanto, o consumidor poderá utilizar um plugue de 10 A em uma tomada de 20 A. Esta solução proporciona ao usuário maior versatilidade.

Tomadas novo padrao NBR

Conexão do condutor terra antes dos demais
Com o novo padrão e devido as suas características, o condutor terra sempre será conectado antes dos condutores de energia lembrando que o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337, além de ser fundamental para a segurança do usuário.

Intercambiabilidade (equipamentos classe I e classe II)

Tomadas novo padrao NBR

Plugue para equipamentos Plugue para equipamentos
classe I (2P+T) classe II (2P)

Plugues tomadas novo padrao NBR

Padronização das configurações
Padronização tomadas NBR

Características do padrão
As tomadas podem ser:
– Fixas e sempre 2P+T
– Móveis, 2P ou 2P+T
– De 10A ou 20A
– De embutir, sobrepor ou semi-embutir
– Desmontáveis ou não desmontáveis

thpadm

9 comments

  1. Seria interessante que fosse mais divulgado, quanto a polarização dos plugues e tomadas, quando não fosse o caso de utilização de duas fases. A exemplo do padrão antigo, no caso de utilização de fase e neutro, sempre foi bem definido que numa tomada 2P+T vista pela parte frontal, contando-se no sentido horário, seriam ligados fase, terra e neutro.

  2. Qual é a polarização correta neste novo padrão. Onde liga o fase e ou neutro? O terra sei que é no meio mas e os outros dois?

  3. É possivel trocar uma tomada de 10 Amperes por uma de 20 Amperes para se utlizar um eletrodméstico que vem com um plug de 20 Amperes com a mesma fiação original da casa?

  4. É possível sim fazer a troca, apenas se o fio for acima de 2,5mm.
    Qualquer dúvida estamos a disposição!

  5. Os polos das extremidades podem ser ligados tanto na direita como na esquerda, não tem uma ordem correta, apenas o polo do meio é o terra.
    Qualquer dúvida estamos a disposição!

  6. Em comparação com os modelos mais antigos não há dúvida de que o novo modelo é muito mais seguro. Mais ainda assim, acho que é só mais uma maneira de onerar mais ainda o consumidor. quem possui aparelhos antigos, se vê obrigado a comprar adaptadores ou novos plugues, além das tomadas. Na maioria das novas tomadas, o sistema de fixação dos fios é falho ao fazer uso de fios rígidos. Acho um absurdo obrigar a população à comprar esse novo modelo. Deveria ser opcional, mantendo-se a venda do modelo antigo. Como já disse, é só mais uma maneira de extorquir dinheiro do consumidor!!!

  7. Existe um adaptador para as de 20A para poder ligar numa de 10A?

  8. se o pino central é o de aterramento, pergunto: este pino deverá ser ligado onde se não vem um fio específico de aterramento na fiação da parede?

  9. Olha, em dois sites que encontrei imagens da nova tomada com aterramento estava assim: neutro a direita, terra no meio e fase a esquerda, a tomada estada de forma que o terra estava acima da linha dos polos, como a primeira imagem desta pagina, é assim mesmo?

Write a Reply or Comment